Tinto, branco, rosé ou espumante… você sabe qual modelo de copo utilizar para cada estilo de bebida? Descubra a seguir 5 tipos de taças e saiba como servir seus convidados corretamente.
Enologia é a ciência que estuda tudo que está relacionado à produção e à conservação de vinhos, enquanto enófilos são as pessoas que apreciam esse produto. Se você se encaixa nessa segunda categoria, então é preciso saber no que servir sua bebida favorita. Seja ele tinto, espumante, branco ou rosado, cada um deles pertence a um recipiente diferente. Por isso, descubra a seguir 5 tipos de taças diferentes para cada estilo de vinho.
Taças para vinhos tintos
Taça bordeaux
Ideal para vinhos como o Cabernet Sauvignon, o Cabernet Franc e o Merlot, as taças bordalesas são mais indicadas para produtos mais ricos e encorpados. Sua borda, mais fina e fechada, é responsável por manter o aroma sempre constante durante a degustação, enquanto, ao mesmo tempo, direciona o líquido, em primeiro lugar, para a ponta da língua, ao invés do fundo da boca.
Veja também:
+ Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis
+ Adega e bar: como montar um cantinho especial para as bebidas em casa
+ Como limpar copos de vidro turvos e embaçados – e evitar que aconteça novamente!
Taça borgonha
Vinhos como o Pinot Noir, o Rioja tradicional, o Barbera Barricato e o Amarone são os mais indicados para esses tipos de taças. Entretanto, ele pode ser indicado para qualquer estilo que seja produzido pelas uvas Pinot Noir, devido às suas notas mais concentradas e acentuadas. Você pode utilizar esse modelo para dar uma ênfase ainda maior aos sentidos olfativos, já que seu formato proporciona um maior contato com o ar, realçando seu caráter aromático.
Taças para vinhos brancos
Para evitar maiores trocas de calor com o ambiente, esses modelos tendem a ser menores que os anteriores, já que vinhos brancos costumam ser consumidos em temperaturas mais baixas. Além disso, possuem também esse formato para que, assim, enfatizem as notas frutíferas da bebida, a fim de se atingir um balanço suave entre as notas doces e ácidas.
Taças para vinhos rosé
Embora de sabor similar aos dos brancos, os vinhos rosé possuem mais taninos e, por isso, precisam ser servidos em taças mais finas, porém, com um bojo maior. Isso ajuda a trazer mais à tona seu caráter cítrico, além de equilibrar os níveis de doçura. Entretanto, poucas marcas oferecem esses tipos de taças em suas linhas. Portanto, caso não encontre o modelo ideal para seu vinho rosado, vale utilizar, nessas ocasiões, a mesma taça que o vinho branco.
Veja também:
+ Adega ou bar em casa: dicas para criar um espaço personalizado
+ 3 harmonizações perfeitas de queijos e vinhos para você guardar para o resto da vida!
+ Dicas profissionais: descubra como aproveitar o vão embaixo da escada da melhor forma
Taças para espumantes
Conhecidos como taça flûte ou taça flauta, esses modelos já são clássicos das festas de final de ano. Eles possuem esse formato, longo e esguio, a fim de controlar o direcionamento do líquido para o topo da língua, onde seu paladar poderá apreciar toda a efervescência e acidez do vinho. Sua forma também permite uma concentração maior dos aromas, devido a seu bojo levemente acentuado. Por isso, tenha cuidado na hora de escolher, pois existem certos modelos com angulações retas e longas demais, que podem gerar um espalhamento exacerbado das notas olfativas.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br